Noticias

Sismo em Lorca, Espanha

 

O primeiro sismo, de magnitude 4,4, decorreu às 17h05 locais (menos uma hora em Lisboa). Às 18h47 locais, um segundo abalo atingia 5,2 na Escala de Richter e danificava os edifícios da cidade, onde moram cerca de 92 mil pessoas.

Partes de edifícios caíram na via pública, atingindo quem passava e danificando viaturas.

Os números relativos aos atingidos pelos sismos são ainda provisórios. As autoridades regionais, que ontem admitiam uma dezena de mortes, reviram em baixo as suas estimativas. Entre as vítimas cuja identidade já foi confirmada está um rapaz de 17 anos, um homem de 71 e duas mulheres grávidas. Todas as vítimas são de nacionalidade espanhola.

Trinta pessoas continuam hospitalizadas, com diversos ferimentos, três das quais em estado muito grave. Logo após o sismo, 260 pessoas receberam assistência a ferimentos mais ligeiros.

Mais de 10 mil habitantes ficaram desalojados, optando muitos destes por passar noite no recinto de feiras. Este é um dos 10 pontos da cidade onde se concentrou quem não podia ou queria regressar a casa. 
 

 

 

Tornado destrói hospital e mata mais de 20 pessoas no Missouri
 


Um tornado destruiu, domingo à noite, um hospital da cidade de Joplin, no estado norte-americano do Missouri, e matou mais de 20 pessoas.

De acordo com o New York Times, o tornado passou por Joplin pelas 18 horas locais, tendo levado ao corte das ligações telefónicas e da electricidade.

De acordo com a Reuters, que cita o coronel Mark Bridges do condado de Newton, 30 pessoas terão morrido à passagem do tornado. Já a AFP fala em 24 mortos.

Várias escolas, prédios habitacionais, lojas e armazéns ficaram danificados pela força do vento.

Entretanto, o governador do Missouri activou o estado de emergência e o presidente Barack Obama anunciou ter enviado para o local a Agência Federal para as Emergências.